_

BraZil!

00:55, Escrito Por Chimia Man, Ninguém comentou ainda!

Recebi um email hoje de um amigo blogueiro falando sobre o Brasil e como somos vistos no exterior , a questão do preconceito e citando o episódio de Os Simpsons!

[Moralista de merda mode = ON]

Sou fã incondicional de Os Simpsons! Baixei Comprei e já assisti praticamente todos os episódios até a temporada 9 e algumas das outras temporadas. Mas não é bem sobre Os Simpsons que eu quero falar agora.

Na verdade , de tanto ouvir falar , procurei o tal episódio de Os Simpsons no Brasil (“Blame it on Lisa” – temporada 13). Apesar de ter assistido vários , esse eu ainda não havia assistido e estava muito curiosos pois queria ver se o episódio era tão absurdo quanto eles falavam e cheguei a uma conclusão: Não !

Aí que começa o assunto do qual quero falar : O nosso Brasil.



Salvo algumas excessões , como macacos andando nas ruas , não vi nada que não aconteça realmente aqui em nosso país. Ou não existe sequestro , enganação de turistas , etc?!

Somos orgulhosos de sermos portadores de uma fórmula mágica e encantadora , que chamamos de “jeitinho brasileiro”. Todos os dias somos bombardeados com essas palavras através das mídias , sempre exaltando o “jeitinho” que o brasileiro encontra pra se dar bem nas situações. Mas a coisa é mais embaixo pequeno Mike!

Veja bem , desde pequeno ouvimos que temos que levar vantagem em tudo , temos que ser esperto , temos que usar o nosso Dom , o “jeitinho”. E é aí que começam os problemas!

Reclamamos arduamente dos políticos corruptos , porém no nosso dia-a-dia vivemos somos corruptos como eles , pois em relação ao ato de corrupção não há diferenças entre o desvio de milhões de reais de dinheiro público e o Seu Zé que dá 50 pila pro Seu Guarda liberar ele por estar embriagado! São situações diferentes , é claro , mas ambas as situações caracterizam CORRUPÇÃO. O mesmo povo que reclama dos políticos corruptos , vendem seus votos e orgulham-se em dizer que se estivessem em seus lugares , iam ser corruptos como eles!



Reclamamos de que somos mal vistos pelo resto do mundo , mas que imagem passamos para eles?! Toda vez em que falam de Brasil no exterior , a primeira coisa que vem a mente de muitos é Carnaval , Futebol , Folia , Sexo , Drogas , Prostituição. Ou seja : povinho vagabundo , só pensa em festar e futebol. Já tentou procurar por BRASIL no google? Tente e veja as imagens que aparecem na busca.

O povo reclama o ano todo que não tem dinheiro , que a situação tá difícil , etc etc etc , mas nos 5 dias de carnaval , não há quem não consiga dinheiro pra cerveja , fantasia , e outras coisas. Também orgulham-se de dizer que o ano só começa depois do carnaval!

Pois bem , o que eu quero dizer com essa enrolação toda é que não tem como sermos bem vistos lá fora se não passamos uma imagem boa de nós mesmos.Não temos como causar boa impressão la fora se quando vamos pra outros países desobedecemos as leis , furamos filas e outras malandragens mais porque somos um povo superior , dotado do “jeitinho brasileiro”.




Portanto , não sejamos hipócritas de ficar bradando à quatro ventos que odiamos os políticos corruptos , quando eles são apenas um reflexo de seu povo. Sejamos congruentes e começemos a agir conforme os valores que tanto defendemos e se quisermos ser bem vistos pelas pessoas lá fora , temos que começar eliminando essa cultura de “malandragem-safadeza” do nosso povo , mostrar que não nos sentimos orgulhosos sendo o país do “jeitinho” , do carnaval , mas sim nos destacarmos em outras áreas , como cultura , educação , etc etc etc.

Talvez seja só um sonho distante , mas tudo tem um começo , e que começemos agora a mudar isso!

Sei que 12334242 blogs já falaram sobre esse assunto , e todos com texto muito melhor que o meu , mas gostaria de deixar a minha humilde opinião sobre o assunto.



[Moralista de merda mode = OFF]

Abraços! :]

No Comment

A cópia e divulgação do conteúdo do blog é permitida e até incentivada , desde que seja citada a fonte! Um link não custa nada rapá!